Especialidades médicas são muito comuns no Brasil. Ao escolher essa especialidade, os médicos nutrólogos capacitam-se a prescrever dietas, especialmente em hospitais, como, por exemplo, dietas enterais e parenterais. A elaboração da dieta de controle de peso requer conhecimentos culinários e cálculos da composição nutricional da dieta, próprios da formação do profissional nutricionista. Geralmente, o médico nutrólogo trabalha com um nutricionista.
Como escolher o nutrólogo? Essa pergunta não é tão despropositada quanto parece. Ao contrário! Escolher um médico nutrólogo é escolher a pessoa que o acompanhará no longo caminho que deverá levá-lo a repensar sua alimentação; portanto, implica a decisão de estabelecer uma relação duradoura com ourra pessoa: mais vale, portanto, escolher esse “parceiro” com atenção…
Os elos que vão estabelecer-se entre o médico e o candidato à perda de peso são essenciais. Se seu dueto funciona bem e vocês se “entendem”, o resultado será bem melhor do que se houver desconfiança, incompreensão, tensão, relação de força ou conflito.
Se você se pergunta se é preferível escolher um médico ou uma médica, saiba que isso não depende de seu desejo. Não se trata de raciocinar em termos de sedução, mas como a intenção de agradar está sempre latente na pessoa com excesso de peso, um profissional do sexo oposto costuma ser recomendável.