Posso emagrecer lendo um livro?

Uma obra pode, a princípio, ajudar a refletir sobre o problema do excesso de peso. Ao se decidir mergulhar na tarefa de emagrecer, é bom que você reflita sobre a atual mania de magreza que invadiu nossa sociedade e compreenda os grandes princípios dos mecanismos do aumento de peso.

Também é indispensável que você tenha ao menos uma idéia dos principais métodos de emagrecimento, de suas vantagens e inconvenientes, e aprenda a conhecer os nutrientes que compõem os alimentos, para ser capaz de, posteriormente, fazer as escolhas certas.

É útil aprender tudo isso. Os alimentos são nosso combustível!

Da escolha dos alimentos certos e de qualidade depende nossa vitalidade e saúde. Ora, nós, às vezes, temos tendência a negligenciar nosso corpo e os sinais de alerta que ele nos envia, pensamos no prazer imediato sem planejar nosso bem-estar a longo prazo.

Por outro lado, é importante que cada um de nós seja responsável e esteja em condição de cuidar melhor da própria alimentação. É isso que todo médico deseja transmitir a seus pacientes.

Infelizmente, no entanto, as informações transmitidas durante uma consulta de nutrição são forçosamente fragmentadas, já que não se pode aprofundar tudo em 45 minutos! Um livro, então, traz elementos de aprendizado que permitem complementar essa primeira abordagem.

Mas atenção: nenhuma obra, por mais completa que seja, pode substituir os cuidados individuais prestados por um médico. Ela completa o discurso do profissional e esclarece (desde que haja coerência entre as duas mensagens) e contribui para a obtenção de um melhor resultado.

Um livro não poderia dispensar a opinião de um especialista, especialmente se o excesso de peso for importante. Em contrapartida, ele permite que você escolha melhor as prescrições e possa discuti-las com seu médico: assim como o médico pode explicar o que você leu e não compreendeu inteiramente, o livro também pode ajudar a entender melhor o que o profissional diz.

Relatar seus problemas, solicitar apoio, encontrar um interlocutor exige que se procure aquele ou aquela que vai tomar sua mão e guiar e ajudar você a encontrar um novo corpo, com o qual deverá reconciliar-se.

Deixe um comentário

Rolar para cima