Informações sobre o Winstrol:
O stanozolol, também conhecido como winstrol, e um esteróide que pode ser encontrado tanto na versão injetável quanto oral. Esta droga é uma das mais difundidas entre os praticantes de musculação, existindo alguns mitos sobre ela, como o que Stanozolol “seca”.
Na verdade esta droga possui características pouco androgênicas (características masculinas) e moderadamente anabólicas (crescimento muscular).
Algumas mulheres utilizam esta droga por esta possuir características pouco androgênicas, porém uma pequena virilização pode ser vistas em algumas mulheres.
Assim como nas outras drogas, sua eficiência depende da afinidade da droga com seus receptores. Em todo caso, talvez seja este o motivo pelo qual esta droga é tão controvérsia pelos praticantes de musculação, tendo alguns encontrados bons resultados com seu uso enquanto outros não.
O stanozolol é utilizado principalmente com a finalidade de aumento de massa muscular com um menor risco de retenção hídrica, sendo daí que vem o mito de que esta droga seca. Na verdade, ela pode ser mais bem aproveitada no período de definição, pois ela não vai reter tanta água, diferentemente de algumas drogas com efeitos mais androgênicos e que possuem características mais androgênicas.
Vale ressaltar que esta droga é considerada doping para atletas. Um dos casos mais conhecidos de dopping esportivo da história foi o do corredor canadense Ben Johnson, medalha de ouro nos 100m rasos nas Olimpíadas de Seul, em 1988, cujo exame detectou a presença dos metabólitos do anabolizante stanozolol.
Outra característica negativa do stanozolol é sua falsificação, sendo de longe esta uma das drogas mais falsificadas do mercado. Esta droga tem como características um aumento do apetite e do peso corporal com notável recuperação das condições gerais ao melhorar a utilização das proteínas pelo organismo, aumentando a síntese de proteínas. É utilizada como tratamento para estados de depreciação física, debilidades de diversas origens, anorexia rebelde, convalescência, doenças crônicas e debilitantes, entre outras.
A dosagem utilizada geralmente para homens variam de 16 a 30 mg/dia na forma oral e de 150mg a 350mg por semana divididas na forma injetável, enquanto que para mulheres, a administração é dosada entre 4mg a 8mg por dia na forma oral e de 50mg a 100mg por semana em tomadas divididas na forma injetável.
Alguns atletas aplicam o Stanozolol injetável nos músculos mais deficientes, numa tentativa de aumentar o volume dos mesmos, porém não existem comprovações científicas para o mesmo.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ser encontradas com o uso desta droga é acne, ginecomastia, hipertensão, agressividade, queda na libido após o uso de esteróides, queda de cabelo, aumento excessivo de pelos no corpo, entre outros efeitos colaterais.
BULA DA WINSTROL
BULA (em seu idioma original)
– WINSTROL COMPRIMIDOS: Cada comprimido contiene: Stanozolol 2 mg, excipientes:
Lactosa, Magnesio estearato, Calcio fosfato dibásico, Carboximetil almidón, Goma arábiga, Colorante rojo (E 127) y Agua desionizada c.s.
– WINSTROL DEPOT: Cada ampolla de 1 ml contiene: Stanozolol 50 mg, excipientes: Sodio fosfato dibásico, Polisorbato 80, sodio mertiolato, Sodio cloruro y Agua para inyección c.s.
PROPIEDADES
El principio es el Stanozolol, que es el 17-alfa-hidroxi-17-beta-metil androstano (3,2-c) pirazol, moderno anabolizante, eficaz tanto por via oral como parenteral y potente estimulante de la síntesis protéica. El efecto del fármaco (que en el caso de WINSTROL DEPOT se prolonga durante 2 ó 3 semanas) se manifiesta con un aumento del apetito y del peso corporal y con una notable recuperación de las condiciones generales al mejorar la utilización de las proteínas.
INDICACIONES
– Estados de desmejoramiento general, delgadez de diverso origen, anorexia rebelde, convalecencia, enfermedades crónicas y debilitantes.
– Síndromes nefróticos, asmáticos, artritis reumatoide, etc., para contrarrestar el efecto catabólico de los cortisónicos.
– Como coadyuvante en el tratamiento de llagas de decúbito, fracturas de lenta consolidación, osteoporosis, quemaduras extensas, períodos pre y post-operatorio.
– En pediatría, en los retardos del crecimiento estatural y ponderal, en los hipoevolutismos somáticos, en las distrofias y en la inmadurez.
POSOLOGIA
WINSTROL comprimidos:
– Adultos: 1 comprimido dos o tres veces al día, antes o durante las comidas.
– Ninos: Hasta los 2 anos: 1/2 comprimido una vez al día.
De 2 a 6 anos: 1/2 comprimido dos veces al día.
WINSTROL DEPOT inyectable intramuscular:
– Adultos: 1 ampolla cada dos o tres semanas.
– Ninos: Hasta los 2 anos: 1/2 ampolla cada dos o tres semanas.
De 2 a 6 anos: 1/2 – 1 ampolla cada dos o tres semanas, según juicio médico.
WINSTROL DEPOT es una suspensión acuosa particularmente estudiada para una absorción prolongada ausente de efectos irritativos locales. Su uso es preferible siempre que el médico crea conveniente las administraciones parenterales distanciadas en el tiempo, más seguras o más idóneas que las diarias, orales.
Agitar la ampolla antes de inyectaria.
Es oportuno integrar el tratamiento anabolizante con una dieta rica y equilibrada.
CONTRAINDICACIONES
Hipersensibilidad al Stanozolol. Embarazo. Carcicoma de próstata.
PRECAUCIONES
En pacientes sensibles a fenómenos colaterales endocrinos o hidroelectrolíticos (tendencia al edema), es oportuna una vigilancia periódica durante los tratamientos prolongados.
En pacientes con hepatopatías, se aconseja vigilar los índices de colestasis.
WINSTROL COMPRIMIDOS contiene lactosa. Se han descrito casos de intolerancia a este componente en ninos y adolescentes. Aunque la cantidad presente en el preparado no es, probablemente, suficiente para desencadenas los síntomas de intolerancia, en caso de que aparecieran diarreas debe consultarse al médico.
ADVERTENCIAS
Los esteroides anabólicos tienen la capacidad potencial de producir efectos masculinizantes, que pueden manifestarse en las ninas, por lo que, en estos casos, el tratamiento debe ser estrictamente vigilado por el médico. Los tratamientos muy prolongados para favorecer el crecimiento, deben ser interrumpidos cuando la edad esquelética (a controlar radiológicamente cada semestre) se acerque a la edad cronológica.
Se informa a los deportistas que este medicamento contiene un componente que puede establecer un resultado analítico de control de dopaje como positivo.
INTERACCIONES
La administración contemporánea de corticosteroides o ACTH puede provocar edema ocasionalmente.
En tratamientos con anticoagulantes, se puede registar un aumento de la respuesta a estos fármacos, por lo que puede ser necesario reducir su dosis para obtener el mismo efecto terapéutico.
EFECTOS SECUNDARIOS
Aunque muy raros y siempre reversibles, pueden aparecer: náuseas, vómitos, excitación, insomnio, acné.
INTOXICACION Y SU TRATAMIENTO
A las dosis terapéuticas indicadas, no cabe esperar ningún tipo de toxicidad aguda.
En caso de sobredosis o ingestión accidental, consultar al Servicio de Información Toxicológica.
Teléfono (91) 562 04 20.
PRESENTACIONES
WINSTROL comprimidos: envase con 20 comprimidos.
WINSTROL DEPOT inyectable: envase con 1 ampolla de 1 mL, envase con 3 ampollas de 1 mL.
Fonte: Bula – Zambon, S.A. – Sta. Perpètua de Mogoda – Barcelona
PERFIL COMPLETO
Stanozolol
Autor Anthony Roberts
Retirado de forums.steroid.com
Traduzido, Adaptado e Complementado por MRJP
(Stanozolol)
[17b-hidroxi-17-metil-5alfa-andorstano[3,2-c]pirasol]
Peso Molecular(base): 344.5392
Fórmula Química(base): C22 H36 N2O
Ponto de Fusão(base): N/A
Fabricante: Sterling (originalmente) e Zambon (atualmente)
Data de Lançamento(EUA): 1962
Dose Efetiva(Homens): 50-100mg/dia
Dose Efetiva(Mulher): 2.5-10mg/dia
Tempo de Ação: 8 horas
Tempo de Detecção: 3 semanas (oral) e 9 semanas (injetável)
Relação Anabolismo/Androgenicidade: 320:30
Apresentações: Winstrol 2mg/comp U$21, Winstrol Depot 50mg/ml U$19
Stanozolol é muito comum em ciclos de cutting. Enquanto muitas pessoas tentam usar o Dbol e até mesmo o Hemo em ciclos de cutting nunca vi nenhum relato de uso de Stanozolol se não para esse fim. Então que fique bem frisado, Stanozolol é uma droga de cutting. Poucas pessoas usaram ele em ciclos para ganho de peso. Não é um composto eficaz no tratamento da anemia(1) e assim, pode-se afirmar que sua função em um ciclo para ganho de peso é muito limitada.
Um novo uso para o stanozolol em qualquer ciclos (até mesmo os para ganho de peso) seria o uso em doses muito limitadas com o objetivo de reduzir os níveis de SHBG(2). Uma das propriedades mais fortes do stanozolol (por ser um derivado do DHT) consiste em sua habilidade de reduzir os níveis de SHBG muito mais que qualquer outro esteróide. Uma dose de 0.2mg/kg diminuiram
significantemente os níveis de SHBG, o que pode aumentar a quantidade de testosterona livre circulando no corpo. Assim como 99% do esteróides, convém dizer que ocorrerá supressão dos níveis naturais dos seus hormônios (não tão fortemente como com outros esteróides)(10). Assim torna-se aconselhável o uso de uma testosterona junto com o stanozolol para evitar disfunções sexuais.
Adiciona-lo a um ciclo pesado para ganho de peso, parece ser um problema pois o stanozolol é um composto 17aa, isto é, foi alterado para sobreviver ao metabolismo de primeira passagem no fígado. Isso o torna ativo oralmente e hepatotoxico. Na relação mg por mg stanozolol apresenta uma das maiores hepatotoxicidade entre os esteróides. Esse é o problema do seu uso em um ciclo para muito ganho de peso onde geralmente o ciclo é muito pesado em dosagens e assim na toxicidade. Também apresenta resultados negativos no Colesterol, 6mg/dia de stanozolol podem diminuir os níveis de HDL em 33% e aumentar os de LDL em 29%(3). Hipertrofia cardíaca, mesmo em baixas doses, é um consenso no uso de stanozolol(4). Foram observadas também hipertensão com diferentes alterações hemodinâmicas e alterações no controle reflexo do coração em diferentes doses de stanozolol(13). Por isso o uso de stanozolol é muito limitado, em algo como 6 semanas (apesar de relatos de 12 semanas de uso sem problemas). Há relatos de uso de stanozolol por 12 semanas na dosagem de 100mg/DSDN (junto com Propionato de Testosterona 125mg/DSDN) e nenhum efeito colateral. As juntas se mantiveram ok e a única reclamação é a dor das injeções. Geralmente é relatado uma menor lubrificação nas juntas com o uso dessa droga e também um efeito seco no aspecto geral. Isso pode ocorrer por um mecanismo de osmose reversa. É contraditória a opinião sobre stanozolol e tendões (alguns dizem que enfraquece e outros que fortalece). O stanozolol mostrou-se benéfico na prevenção de osteoporose induzida por glicocorticóide através do aumento na densidade mineral óssea e na biomecânica do osso(15) e também foi usado em ulcerações no tendão de aquiles(16). Na dúvida é recomendado que atletas que dependem de explosão
ou esportes de alto impacto se mantenham longe dessa droga. Mostra-se benéfica, também, nos receptores ósseos induzidos por glicocorticóides(5) e na síntese de colágeno(11), porém com todos esses paradoxos atletas de força e velocidade devem se manter longe, para evitar possíveis dores articulares.
O mecanismo de hepatotoxicidade dos esteróides anabólicos ainda não é completamente elucidado. Um estudo usando doses de 2mg/kg de stanozolol por cinco dias na semana durante oito semanas indicou um stress oxidativo no fígado a despeito do up-regulation da atividade das enzimas antioxidantes(14).
Esse composto é apresentado na forma oral e injetável, porém a forma injetável é superior em termos de retenção de nitrogênio(6) e assim, para o anabolismo geral. A forma injetável também evita o metabolismo de primeira passagem, diminuindo um pouco o stress hepático.
Stanozolol também é um composto seguro para mulheres ja que sua relação anabolismo/androgenicidade tende para o lado anabólico. A dose usual fica entre 5-10mg/dia. Já homens podem usar doses ao redor de 0.5-1.5mg/kg por dia. É sugerida a ingestão de 100mg/DSDN ou 50mg/dia(melhor).
Ja que o nível anabólico dessa droga é muito alto comparado as ações androgênicas as pessoas não costumam relatar muitas perdas no pós-ciclo. Interessantemente, o stanozolol se liga fracamente ao receptor androgênico (AR)(7) o que não é usual em esteróides de cutting. A maioria dos efeitos dessa droga, construção de músculos, é provavelmente devido a sua grande habilidade de síntese proteica(6)(8). Porém foi provado em estudo que um única injeção de stanozolol causa uma rápida depleção citosólica do AR no músculo esquelético ratos, assim pode-se concluir que esteróides anabólicos com pouca afinidade pelo AR (assim como stanazolol) pode atuar no AR para produzir respostas biológicas(12). Além disso, por ser um derivado do DHT, ele tende a promover ganhos de qualidade, com nenhuma retenção hídrica. Stanozolol não aromatiza em nenhuma dose e é especulada uma propriedade anti-progestogênica de sua parte (em alguns casos parece bloquear esses receptores)(9). Os compostos que podem ser usados juntos incluem o tamoxifeno por seu efeito benéfico nos lipídeos sanguíneos. A TPC deve ser respeitada.
Outras Apresentações
-Stan GC 10mg comprimido
-Stan FM 10mg comprimido
-Stan FM 50mg/ml injetável
-Stanabol BD 10mg
-GoldStano 10mg/ml oral líquido
-Goldstano 50mg/ml injetável
Bibliografia
1. Trop Doct. 2004 Jul;34(3):149-52.
2. J Clin Endocrinol Metab. 1989 Jun;68(6):1195-200
3. JAMA. 1989 Feb 24;261(8):1165-8.
4. J Steroid Biochem Mol Biol. 2005 Jan;93(1):43-8. Epub 2005 Jan 25.
5. Di Yi Jun Yi Da Xue Xue Bao. 2003 Nov;23(11):1117-20.
6. Can J Vet Res. 2000 Oct;64(4):246-8.
7. Endocrinology. 1984 Jun;114(6):2100-6.
8. J Am Vet Med Assoc. 1997 Sep 15;211(6):719-22
9. Agents Actions. 1994 Mar;41(1-2):37-43.
10. Chemical Muscle Enhancement
11. J Invest Dermatol. 1998 Dec;111(6):1193-7.
12. Anabolic-androgenic steroid interaction with rat androgen receptor in vivo and in vitro: a comparative study. Feldkoren BI, Andersson S.
13. Effects of chronic anabolic steroid treatment on tonic and reflex cardiovascular control in male rats. Beutel A, Bergamaschi CT, Campos RR.
14. Effects of prolonged stanozolol treatment on antioxidant enzyme activities, oxidative stress markers, and heat shock protein HSP72 levels in rat liver. Pey A, Saborido A, Blazquez I, Delgado J, Megias A.
15. Effects of stanozolol on bone mineral density and bone biomechanical properties of osteoporotic rats. Liao JM, Wu T, Li QN, Hu B, Huang LF, Li ZH, Yuan L, Zhong SZ.
16. Torpid ulcer on the achilles tendon: conservative treatment with stanozolol and pinch grafting. Redondo P, Lloret P, Bauza A.