Suplementos de glutamina previnem perda de tecido muscular em tempos de estresse oxidativo e promovem síntese de proteína.
Em recente estudo na universidade de Melbourne. Austrália, investigadores administraram 0.8 gramas de glutamina por grama de peso corporal em alguns ratos distróficos durante quatro semanas.
Os ratos distróficos sofrem de condição semelhante a uma doença humana, a distrofia muscular de duchenne (patologia na qual os músculos são seriamente danificados, se atrofiam e enfraquecem).
A suplementação com Glutamina produziu efeitos incríveis no músculo sóleo (um músculo que é basicamente composto de fibras lentas), melhorando-o em 31% dos casos, fortalecendo-o cerca de 28% mais dos ratos em que foi administrado o placebo. Em nível molecular, a glutamina mostou-se efetiva para previnir a perda de uma proteína específica conhecida como Miosina de cadeia pesada. Em que determina as propriedades contráteis dos músculos esqueléticos.
Os investigadores que trabalham com animais de laboratório descobriram uma relação forte entre a quantidade de glutamina achada no músculo e a proteína sintetizada naquele mesmo músculo esqueléticos, a síntese d proteína no músculo. Estaassociação glutâmica muscular/síntese de proteína foi ministrada a humanos. Os mais recentes estudos confirmam que os suplementos de glutamina reduzem o catabolismo induziido pelo exercício, resultando em aumento da síntese de proteína (assimilação natural). Isto traduz, finalmente em aumento na massa de músculo.
Conclusões:
- O nível de glutamina no músculo esqueléticos é relacionado ao níveis de proteína no interior deste tecido.
- Exercício intenso por períodos prolongados pode causar redução nos níveis de glutamina no sangue, que é associada com overtraining e outros estados catabólicos.
- Assim, suplementação de glutamina tem papel fundamental na manutenção de proteína muscular e, como tal, á massa muscular magra.
- Há forte evidência que mostra que manter níveis altos intramusculares de glutamina é essencial para prevenir depleção muscular.
- Além disso, estes benefícios podem ser obtidos com quantidades surpreendentemente pequenas deste aminoácido.