Os carboidratos funcionam como os principais combustíveis alimentares para a produção metabólica de ATP. Existem duas formas de carboidratos utilizados com essa finalidade: (1)Glicose sangüínea e (2) reservas intramusculares de glicogênio. Os níveis sangüíneos de glicose são regulados principalmete através do glicogênio armazenado no fígado Por exemplo, quando a glicose sangüínea é baixa, o glicogênio hepático é tranformado em glicose graças ao processo denominado glicogenólise, sendo lançada na corrente sangüínea. daí é carreada para os músculos esqueléticos e outros órgãos que necessitam dela para o metabolismo. Ocorre exatamente o oposto quando a glicose sangüínea é alta, isto é, a glicose é captada pelos tecidos com a ajuda de um hormônio denominado insulina. Se for captada pelo fígado, poderá ser usada para o metabolismo ou transformada em glicogênio graças a um processo denominado glicogênese. Após ser convertida em glicogênio, é armazenada então no fígado. se a glicose é captada pelos músculos esqueléticos e por outros tecidos, será utilizada com finalidade metabólicas. Se as reservas de glicogênio estiverem repletas, o excesso de glicose (açúcar) pode ser transformado em gordura, sendo armazenado dentro das células gordurosas espalhadas pelo corpo.
Os depósitos (reservas) musculares de glicogênio são usados diretamente para o metabolismo.
As fontes comuns de carboidratos são: o feijão seco, o pão, os bolos, o cereais, as frutas secas, o mel, as batatas, as massas, etc.
Gorduras
Gorduras ou lipídeos são encontrados no corpo principalmente como triglicerídeos , fosfolipídeos e colesterol. Os triglicerídeos são armazenados nas células gordurosas existentes em todo o corpo e dentro dos músculos esqueléticos. Representam a forma de gordura utilizada como combustível alimentar na produção aeróbica de energia ATP.
Proteínas
As protéinas desempenham uma ampla variedade de função fisiológicas que são consideradas essenciais para saúde e o desempenho físico. Apesar do papel da proteína no fornecimento de energia não ter sido considerado importante para maioria da formas de atividades musculares , está se tornando cada vez mais claro que o catabolismo protéico aumenta durante a atividade de endurance (mais de 60 minutos) e pode contribuir com entre 5 e 15 % das necessidades energéticas. As unidades básicas das proteínas são os aminoácidos. Os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são proteínas animais e o leite. As proteínas vegetais contêm alguns porém não muitos dos aminoácidos essenciais.