Suplementos para recuperação muscular

Suplementos para recuperação muscular destinam-se a ajudar seus músculos a se recuperarem e crescerem durante o período em que você não está se exercitando — a fase de recuperação.

O período de recuperação existe durante o treinamento diário, ou seja, entre as séries de um mesmo exercício e entre diferentes exercícios contidos em nosso programa de treinamento. Assim como também ocorre entre os diferentes dias de treinamento, onde podemos ter um período de recuperação de 24, 48, ou 72 horas, dependendo do tipo de treinamento prescrito para cada indivíduo. Porém quem deve determinar este período é o professor de musculação, que é o profissional de educação física com conhecimentos de musculação, treinamento desportivo, fisiologia e outras áreas estudas no período de graduação deste profissional.

O que muitos ainda não sabem é que o crescimento muscular ocorre durante o descanso, e não na academia. Os exercícios com peso são apenas um estímulo que seus músculos precisam para crescer durante o sono e em momentos de repouso.

Sem um descanso adequado, o praticante de atividade física e o atleta entram rapidamente em estado de overtraining, o que é prejudicial tanto para a saúde quanto para a performance.

As pessoas precisam de períodos diferentes de descanso entre os treinos para se recuperarem. A velocidade de recuperação depende de vários fatores, como os hábitos alimentares, a suplementação, a idade, o sexo,e o nível de estresse, dentre outros.

A alimentação e a suplementação simplesmente não podem ser negligenciadas para uma boa recuperação dos músculos. Se o que você consome não é apropriado, por mais que você permaneça horas na academia, os seus resultados serão insatisfatórios.

Segundo McArdle (et al), para treinar o sistema de energia glicolítico a curto prazo (sistema prioritário utilizado no treinamento de força e hipertrofia), o intervalo de recuperação é o dobro do intervalo de trabalho, ou uma relação de 1 para 2. Essas relações específicas de trabalho e recuperação para treinamento anaeróbico permitem supostamente uma restauração suficiente dos fosfatos intramusculares (ATP) e/ou a remoção suficiente do ácido láctico (resíduo químico derivado da quebra do ATP na ausência de oxigênio), de forma a permitir que a próxima sessão de exercício possa prosseguir sem qualquer fadiga ou com fadiga mínima.

Deve-se levar em consideração que o organismo tem duas fases distintas: o catabolismo (que é o consumo (gasto) de energia) e o anabolismo (que é a síntese (estoque) de energia), e quando estamos realizando uma atividade de qualquer natureza o evento que ocorre é o catabolismo, e quando estamos em repouso, no momento de descanso, ou durante o sono, o evento que ocorre é o anabolismo

A fase de anabolismo é melhor aproveitada pelo organismo se houver uma dieta de supercompensação, ou seja, ao termino da atividade física até quatro horas após, deve-se ingerir carboidrato (ou hipercalórico) e proteína (ou aminoácido), que são respectivamente responsáveis pela restauração das reservas de ATP e reconstituição das fibras musculares.

Rolar para cima