Veja dez dicas para combater a celulite com alimentação adequada.
Quem quer reduzir as celulites deve estar atento aos “três vilões” açúcar, gordura e sal, e evitar excessos.
Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, afetando todas as mulheres em geral, independentemente de idade ou peso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 55 milhões de mulheres brasileiras convivem com os malditos furinhos. Os principais causadores da celulite são a predisposição genética, fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool e o fumo, além do estresse.
Conforme explica a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, não existe fórmula mágica para combater o problema. A combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é, ainda, a mais eficaz estratégia para o tratamento — e o mais importante, para a prevenção.
Quanto à alimentação, de acordo com a nutricionista Aline Strunkis, quem quer reduzir as celulites deve estar atento aos “três vilões” açúcar, gordura e sal, e evitar excessos.
Confira as dicas das nutricionistas para combater a celulite por meio da alimentação:
1. Diminua a quantidade de toxina no seu corpo. A melhor forma é garantindo uma boa hidratação com o consumo de líquidos, principalmente água. Sucos de frutas, infusão de ervas e água de coco também podem ser boas alternativas.
2. Evite bebidas alcoólicas, pois elas favorecem o inchaço. Fique longe dos refrigerantes que, além de muitos calóricos, são conhecidos causadores de celulite. Fique atenta também aos leites de soja e aos sucos de caixinha: prefira os do tipo “zero”, pois os normais também possuem muito açúcar.
3. Reduza o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de sabor, têm também antioxidantes.
4. Trate da saúde do intestino. A disbiose intestinal, quadro comum atualmente (devido ao uso indiscriminado de antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, exposição a alimentos alergênicos, entre outros fatores) aumenta a celulite. Exclua da alimentação alimentos alergênicos e o uso de suplementos de probióticos, bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal, como o glúten e o leite. Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais, arroz integral, aveia, linhaça, frutas e verduras.
5. Aumente o consumo de frutas e legumes com bastante água. Eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha.
6. Inclua na dieta alimentos fontes de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. A aveia e o chá de cavalinha são boas fontes do mineral. Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha e use a aveia em flocos em saladas de frutas.
7. Reduza o consumo de doces, gordura saturada e trans. Substitua, por exemplo, a margarina, a manteiga ou a maionese por requeijão light ou queijo cottage.
8. Inclua proteínas de qualidade na alimentação, como a clara de ovo, peite de frango e os peixes.
9. Os alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele.
10. Faça várias refeições por dia para acelerar o metabolismo. Ficar muito tempo sem comer faz com que a massa muscular diminua e a gordura aumente.