Linhaça um super alimento

Linhaça (Farinha e óleo)

Óleo de Linhaça – Semente de Linho/farinha (Flaxseed)
O óleo de linhaça, ou semente de linho, é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde, incluindo um bom metabolismo de gordura, produção de energia, regulação de funções celulares e cicatrização de tecidos e machucados.
Praticantes de atividades físicas reportam que o consumo de óleo de linhaça os ajudam a se recuperar mais rapidamente depois das atividades físicas e a reduzir as dores musculares depois do treino. Pesquisadores acreditam que isso ocorra pois a semente de linho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Pesquisadores também acreditam que o óleo de linhaça (semente de linho) pode acelerar a taxa de metabolismo do corpo e ajudar a queimar gorduras mais rapidamente. Muitos atletas reportam que o uso de óleo de linhaça ajuda suas torções e hematomas a melhorar mais rapidamente. De acordo com algumas descobertas, contusões menores podem demorar apenas um quarto do tempo de melhora que antes era necessário.

O consumo de óleo de linhaça (semente de linho) pode ajudar muito em dietas low carb (poucos carboidratos), já que ela alivia constipações comuns associadas a dietas ricas em proteína. E ela faz isso de forma saudável e eficaz, sem adicionar “gorduras ruins” à sua dieta.

Um estudo importante na Pennsylvania State University demonstrou que os níveis de testosterona no organismo tendem a cair em dietas com pouca gordura ou com poucas calorias. Mesmo uma pequena diminuição de gordura na dieta revelou diminuir a quantidade de testosterona livre em 13%. Porém, após a introdução de gorduras “boas” e saudáveis na dieta, como o óleo de linhaça, os pesquisadores descobriram que os níveis de testosterona aumentaram.

Isso mostra que a suplementação com óleo de linhaça ajuda aqueles que desejam obter todos os benefícios associados a testosterona, inclusive o aumento e manutenção da massa muscular.
2. Na prática como e onde utilizar a linhaça?
Em receitas de bolos: Substituir 2 colheres de sopa de farinha de trigo por 2 colheres de sopa de farinha de linhaça.
Para engrossar molhos, feijões, entre outros: Usar 2 colheres de sopa de farinha de linhaça.Em salada de frutas ou sucos: Usar 1 colher de sopa de farinha de linhaça.
Em receitas de pães: A cada 500g de farinha de trigo colocar 2 colheres de sopa de farinha de linhaça. Seu pão ficará mais nutritivo.

3. Quais os benefícios da linhaça?

São muitos os benefícios quando utilizada de maneira contínua:

1- proporciona aumento da defesa celular assim como a redução no ritmo de seu envelhecimento;

2- diminui a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual;

3- a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide muito importante no período da menopausa, quando as taxas do hormônio estrógeno são baixas. Ela é um importante agente natural na reposição desse hormônio;

4 – seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue;

5 – diminui a tensão nervosa (ideal para as pessoas que trabalham sob estresse), contribui no tratamento da pressão nervosa e proporciona uma sensação de calma.

6 – a linhaça também energiza o cérebro, porque contém nutrientes que estimulam neurotransmissores, melhorando as funções mentais de adultos e idosos.

7- auxilia no tratamento do sistema cardiovascular, reduzindo o colesterol, controlando a pressão alta e a arritmia cardíaca, prevenindo também a formação de coágulos sanguíneos.

O óleo de linhaça tem os mesmos benefícios da semente e da farinha?
Sim, o óleo pode ser adicionado a salada, caldo de feijão ou ser ingerido puro – 1 colher de sobremesa/dia. Devido ao alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, o óleo de linhaça deve ser armazenado em refrigerador após aberto. Este produto pode ser utilizado por adultos e crianças, em moderadas doses diárias.
Fontes:
Google: www.humanaalimentar.com.br e Corpo perfeito

Rolar para cima