O que é câimbra?
A câimbra é uma dor repentina, “presa” e intensa que acontece geralmente nos músculos das pernas: geralmente na panturillha, e na parte superior da perna. A dor pode variar entre uma pequena fisgada a uma dor insustentável, podendo durar alguns segundos ou vários minutos. A câimbra pode acontecer uma vez ou repetir várias vezes até que o músculo relaxe e a dor desapareça.
O que causa a câimbra?
A câimbra acontece quando um músculo se contrai involuntariamente e forçadamente e não relaxa. Enquanto isso pode ser por conta de estimulação anormal do músculo, o mecanismo exato da câimbra ainda não foi definido por pesquisadores da área. Câimbras ocorrem mais em músculos cansados então um atleta fora de forma ou treinos em intensidades muito altas pode aumentar o índice de ocorrência desse fenômeno. Falta de alongamento e uma má biomecânica do atleta também podem contribuir negativamente.
Talvez a desidratação contribua para a câimbra especialmente quando há uma significativa perda de sódio. O sódio está envolvido na iniciação de sinais nervosos que estimula o músculo a contrair. Um déficit de sódio talvez “irrite” os músculos causando os mesmos a se contrair descontroladamente.
A câimbra muitas vezes é atribuída a diminuição na concentração de potássio e minerais, tais como o cálcio e o magnésio. Essa ideia não faz muito sentido, uma vez que pouco potássio, cálcio e magnésio são perdidos durante o exercício. Deficiência dessas substâncias é raro, uma vez que esses elementos são encontrados com abundância nas nossas dietas. Acredita-se que o magnésio é reposicionado no corpo durante o exercício ao invés de ser perdido no suor. Um desequilíbrio de magnésio em relação a outros eletrólitos (sódio e potássio) pode estar envolvido na questão da câimbra.
Alguns estudos apontam baixos níveis de sódio como culpado da câimbra. Essa condição talvez seja resultante de uma grande ingestão de líquido que têm pouco ou nenhum sódio. Ela pode ser agravada com o início do evento(atividade física) com baixos níveis de sódio no organismo do atleta. Já que os atletas sérios são particularmente bons em evitar o uso de sal na comida, eles talvez sejam mais susceptíveis a hiponatremia(baixo nível de sódio). No dia antes e na manhã antes de uma longa competição é uma boa idéia ingerir sal mais deliberadamente para aumentar o nível de sódio no corpo. Para corridas longas, comer comidas salgadas talvez ajude a prevenir não apenas a câimbra mas também os sintomas de hiponatremia que pode levar até a morte.
Outra teoria é que as câimbras resultam da queima de proteína para energia na ausência de carboidratos. De fato, um estudo suporta esta teoria. As câimbras nesse estudo aconteceram em sujeitos que alcançaram grandes níveis the amônia durante o exercício. Níveis altos de amônia indicam que proteína está sendo usada como fonte de energia dos músculos durante o exercício. Isso pode indicar a necessidade de um maior armazenamento de carboidrato, e também reposição da reserva glicolítica durante exercícios de longa duração e intensos.
Como evitar a câimbra?
• Dê um descanso e recuperação adequados para os músculos depois de sessões intensas de treinos.
• Certifique de que você teve um treinamento adequado para o seu esporte ou competição. Câimbras são menos comuns em atletas bem treinados para seus eventos.
• Aumente força e preparo físico. Músculos mais fortes são mais resistentes a fadiga o que traduz em resistência a câimbras.
• Vista roupas, tênis e sapatilhas confortáveis. Roupas e vestimenta apertados reduz a circulação sanguínea ficando mais exposto as câimbras.
• Coma de maneira saudável. Elimine a gorduras saturadas que causam coágulos de sangue. As câimbras acontecem em músculos que tem um suprimento sanguíneo diminuído por causa das artérias estreitas.
• Aclimatize ao clima quente para evitar desidratação( 10 dias ou mais)
• Mantenha-se hidratado durante o exercício bebendo quantidades apropriadas de líquidos. Sports drinks são uma boa opção pois eles ajudam repor a perda de sódio, especialmente quando houver muito suor. Na maioria dos casos, pílulas de sal são recomendadas.
Como tratar da câimbra?
O alongamento ajuda a diminuir a contratação do músculo e permite o relaxamento do mesmo. O efeito de alongar o músculo aumenta a tensão no músculo, o que estimula os receptores a aumentar a atividade, e isso sinaliza aos receptores de alongamento a diminuir a contração muscular. Isso diminuir consideravelmente a dor no músculo pois o músculo relaxa. Massagear a região ajuda a aliviar a dor. Descanso e re-hidratação também vão ajudar na recuperação da câimbra. Quando a câimbra é severa, aplicar gelo na região pode parar o espasmo e reduzir a dor.
Fontes:
http://www.treine.net/