O Dr. Bahram H. Arjmandi do departamento de nutrição da Universidade Estadual da Flórida fala dos resultados dos estudos para prevenção de osteoporose e do uso das ameixas secas=:
“Durante minha carreira, testei numerosos frutos, incluindo figos, tâmaras, morangos e uvas passas, e nenhum deles chegam nem perto de ter o efeito sobre a densidade óssea que as ameixas, ou ameixas secas, têm.
Todas as frutas e verduras têm um efeito positivo sobre a nutrição, mas em termos de saúde óssea, este alimento em especial, é excepcional.”
Arjmandi e um grupo de investigadores da “Florida State e Oklahoma State University” testou dois grupos de mulheres na pós-menopausa. Ao longo de um período de 12 meses, o primeiro grupo, composto por 55 mulheres, foi instruído a consumir 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 ameixas) todos os dias, enquanto o segundo – um grupo de controlo comparativo de 45 mulheres – foi orientado a consumir 100 gramas de maçãs secas. Todos os participantes do estudo também receberam doses diárias de cálcio (500 miligramas) e vitamina D (400 unidades internacionais).
O grupo que consumiu ameixas secas tinha uma densidade mineral óssea significativamente mais elevada no cúbito (um de dois ossos longos no antebraço) e da coluna, em comparação com o grupo que comeu maçãs secas. Isto, de acordo com Arjmandi, foi devido, em parte, à capacidade da ameixas secas suprimirem a taxa de reabsorção óssea, ou a repartição do osso, que com a idade, tende a exceder a taxa de crescimento de osso novo.
Bahram Arjmandi.
Nos Estados Unidos, cerca de 8 milhões de mulheres têm osteoporose por causa da cessação súbita de produção de hormonas pelos ovários no início da menopausa. Para além disso, cerca de 2 milhões de homens também têm osteoporose.
Arjmandi afirmou:
“Nos primeiros cinco a sete anos na pós-menopausa, as mulheres estão em risco de perder o osso em uma taxa de 3 a 5 por cento ao ano.
No entanto, a osteoporose não é exclusiva das mulheres e, de fato, por volta da idade dos 65 anos, os homens começam a perder osso com a mesma rapidez que as mulheres.”
Arjmandi incentiva as pessoas que estão interessadas em manter ou melhorar a sua saúde óssea a tomarem nota do efeito extraordinariamente positivo que as ameixas secas têm sobre a densidade óssea.
Arjmandi afirmou:
“Não espere até sofrer uma fratura ou ser diagnosticado com osteoporose e ter que ter começar a tomar medicamentos. Faça algo útil e prático antes que isso possa acontecer.
As pessoas poderiam começar a comer duas a três ameixas secas por dia e aumentar gradualmente até talvez seis a 10 por dia.
As ameixas podem ser consumidas de todas as formas e pode ser incluídas numa variedade de receitas.”
O Departamento de Agricultura dos EUA financiou a pesquisa de Arjmandi. A “California Dried Plum Board” providenciou as ameixas secas para o estudo, assim como o financiamento para medir os marcadores de stress oxidativo.
Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/08/110818093048.htm