NO – Desvendando estes Suplementos

A indústria de suplementos alimentares tem feito grande alarde a respeito das novas fórmulas contendo Óxido Nítrico, são os famosos suplementos com NO, mas afinal,o que é o tal NO? Desmistifique estes suplementos,entenda as vantagens e desvende os mitos que cercam estes produtos.

O que realmente é o óxido nítrico?

Resultado da união de um átomo de oxigênio e um de nitrogênio,o NO em temperatura ambiente,é um gás incolor e nodoro. Composto altamente reativo, se oxida com facilidade no ar e se converte rapidamente em dióxido de nitrogénio, e eventualmente em ozônio. É produzido naturalmente sinalizador, e uma molécula biologicamente ativa e antiga, uma vez que desde os primeiros seres vivos o NO ativava algumas funções celulares importantes. Pelo fato de ser produzido em uma célula e estimular uma resposta em outra, ele pode ser considerado um mediador químico com uma ação semelhante a dos hormônios. Porém, o NO atua diretamente na estrutura básica de proteínas, enzimas e do próprio DNA e RNA celular, o que altera todo o metabolismo do tecido estimulado.

Por agir no nível mais profundo do metabolismo, o NO é um dos compostos mais estudados nos últimos 20 anos, e a indústria de suplementos ao descobrir o composto recentemente,tem usado à exaustão o seu nome e importância biológica. Assim, a primeira coisa a se saber sobre os “suplementos NO” é que eles não possuem ÓXIDO NÍTRICO. Mas então o que tem nesses potes com um NO estampado no rótulo? Possuem precursores de NO! Praticamente toda célula do organismo consegue produzir NO e sofre a influência do mesmo. As principais células produtoras de NO estão no endotélio dos vasos sanguíneos, nos macrófagos e em um grupo específico de neurônios do cérebro.

Mas enfim, PRA QUE SERVE esse tal de NO?

As células do endotélio dos vasos sanguíneos são grandes produtoras de NO e altamente sensíveis ao óxido nítrico. Ao atingir a musculatura lisa que existe na parede dos vasos sanguíneos, estes se relaxam aumentando o fluxo de sangue, e resultando uma melhor oxigenação dos tecidos, maior aporte de nutrientes, mais pump na musculatura, além de veias mais salientes em indivíduos com pouca gordura subcutânea.

“Apesar de ser uma molécula multifuncional a principal atividade do NO como suplemento é aumentar o fluxo de sangue. Muitos atletas utilizam o NO com o intuito de vascularizar.”

O NO possui diversas outras funções. Ele aumenta a sensibilidade das células musculares a fatores de hipertrofia como o NFACT-2 (fator de crescimento provido da arginina) e inclusive aos hormônios esteroides. Também possui importante ação na formação e regeneração nervosa,além de aumentar a atividade de neurotransmissores. Apesar de ser uma molécula multifuncional a principal atividade do NO como suplemento é aumentar o fluxo de sangue. Muitos atletas utilizam o NO com o intuito de vascularizar. Isto funciona, não somente por deixar as veias mais cheias por um relaxamento arterial, mas também devido à função de neovascularização.  A suplementação com precursores de NO, tais como a arginina,aumentam a taxa de expressão de FCEV e aceleram angiogenese (geração de vasos sanguíneos) em todas as espécies animais estudadas. Esta sensibilidade ao NO é um dos fatores que fazem com que um indivíduo facilmente tenha veias aparentes, enquanto que outros indivíduos têm dificuldade em expressar vasos calibrosos e túrgidos.

A angiogenese é dependente do NO,mas não é ativada por ele. Existem diversos fatores que desencadeiam a nova formação de vasos sanguíneos,o PRINCIPAL é a Prostaglandina E(PGE) – hormônio abandonado e pouco conhecido pelos estudiosos da musculação. Mas, é um hormônio de resposta imediata e direta ao treinamento com pesos. Ou seja, com bastante NO na circulação o indivíduo treina, libera PGE e novos vasos sanguíneos se formam para alimentara musculatura que necessita de mais nutrientes.

“Por ser altamente lipossolúvel, ele possui uma propriedade interessantíssima, o efeito emagrecedor”

A relação direta entre a produção de NO e a expressão de GH, descrita em diversos estudos da década de 90 e que ainda gera publicações importantes. Fato é que, quanto maior a atividade das ONS e quanto mais NO existe no cérebro, mais GH é produzido, aumentando a amplitude e frequência dos picos de produção.
O mecanismo de ação deste processo, quando ligado ao NO aumenta a atividade do RNA que coordena a síntese de GH hormônio proteico),e um componente extracelular,que é a altíssima sensibilidade ao NO da rede de vasos sanguíneos que circundam a hipófise. Quando a concentração de NO sobe, esses vasos dilatam-se imediatamente,acelerando a atividade da glândula,aumentando a secreção de hormônio do crescimento, LH e FSH. Esta atividade do NO regula todo o eixo hormonal do nosso corpo, gerando um upgrade nas taxas de todos os hormônios anabólicos.

Fica bem fácil perceber que os suplementos que contém precursores de óxido Nítrico vieram para ficar,e são excelentes incrementos no arsenal anabólico de qualquer atleta.

Rolar para cima