O sedentarismo é uma das causas de surgimento de várias doenças como a obesidade, pressão alta, colesterol alto, diabetes, problemas circulatórios e até mesmo problemas cardiovasculares, pois o corpo é uma máquina e precisa de movimento para que funcione bem.
Algumas pessoas não praticam exercícios por preguiça, por falta de vontade, por dificuldade de seguir uma rotina e até mesmo por complexos que tem em relação ao seu corpo, visto que a maioria das pessoas exige um corpo malhado e em forma.
Para motivar um amigo, uma pessoa que esteja próxima a você a deixar a vida sedentária e começar a praticar exercícios, em primeiro lugar deve-se tentar mostrar a ela que a atividade física oferece uma qualidade de vida muito acima do que para aquelas que não praticam exercícios, tentando mostrar exemplos, como esportistas famosos e até pessoas que superaram problemas de saúde com a prática de exercícios.
O exemplo ao contrário também serve como incentivo, pois mostra pessoas que já estão com problemas de saúde por causa da falta de atividade física também, pois essas pessoas estão sofrendo e a falta de exercícios fará o mesmo com este seu amigo.
Experimente falar como exercícios simples e que não requerem nem muita prática e nem equipamentos caros, já fazem muita diferença como praticar caminhada com regularidade semanal e por tempo determinado de no mínimo 30 minutos diários ou uma corrida lenta, antecedendo alongamentos já fazem a diferença. Até subir escadas ao invés de elevador, descer do ônibus duas quadras antes do ponto no qual desce, ir para o trabalho de bicicleta ou outra atitude mais simples já ajuda muito a resolver o problema do sedentarismo e que proporcionará mais alegria e vontade de viver, pois o esporte tem este poder.
O que não pode é abandonar alguém deixando-a perder saúde por falta de caminhar, correr, nadar, se movimentar. Tente encontrar um tempo no seu dia-a-dia e ofereça para caminhar com ela. Mesmo que não possa continuar depois, mas pelo menos no início este apoio será muito importante.