Por que ter um Personal Trainer?


Para quem não sabe o personal trainer é o profissional da educação física e da saúde responsável pelo processo de aplicação e execução de testes e tarefas realizadas dentro de um sistema único, que varia de cliente para cliente, dentro de suas individualidades biológicas.

Cada pessoa reage de maneira diferente a um determinado estímulo, por isso é fundamental que o cliente siga as orientações do personal, que indicará e acompanhara o cliente do inicio ao término dos exercícios, corrigindo a postura, fazendo ajustes na execução dos movimentos, melhorando a metodologia da atividade, variando as modalidades, atividades e exercícios, motivando o indivíduo, em dias de indisposição e falta de vontade de exercitar-se, enfim, treinando o indivíduo como um ser total e com respeito á individualidade de cada situação personalizando as suas condições de desenvolvimento. As pessoas buscam esses profissionais visando alcançar uma melhora nos seus objetivos, pois dificilmente o professor de academia atende seus alunos de maneira individualizada.

Segundo Guedes o professor de educação física que pretende trabalhar com o treinamento personalizado deve possuir bom conhecimento das várias áreas que abrangem a educação física como anatomia, fisiologia do exercício, biomecânica, nutrição entre outras áreas.

Hoje em dia o número de pessoas que praticam exercícios sem o acompanhamento de profissionais capacitados, tem aumentado absurdamente pela facilidade ao acesso aos meios de comunicação, como a televisão e internet, no entanto para se iniciar um treinamento deve-se levar em consideração uma série de fatores, como tipos de exercícios que se podem ou não fazer, rotina do praticante, número de séries e repetições intervalo entre exercícios, tempo de execução, etc.

Gentil relata uma pesquisa feita no Laboratório de Performance Humana da Ball State University, por um grupo de pesquisadores liderados por MAZZETTI, com a presença de William Kraemer, a pesquisa procurava verificar se a supervisão do personal treiner influenciaria diretamente nos resultados de um programa de treinamento. A amostra foi dividida em dois grupos seguindo a mesma periodização linear de musculação, ou seja, ambos os grupos realizaram o mesmo tipo de treino. De acordo com os resultados, o grupo treinando sob supervisão obteve maiores ganhos de força e massa magra, o que os autores atribuíram ao controle mais rigoroso da intensidade. Se seguindo a mesma periodização o grupo supervisionado obteve melhores resultados, imagine quão grande seria a diferença com uma metodologia montada e acompanhada individualmente.

Um dos maiores problemas enfrentados pelo cliente e pelo profissional é o preço pela prestação de serviço. É interessante observar os dois lados da moeda, se o cliente estiver físico e psicologicamente bem você irá gastar menos com médicos, remédios, e outras drogas, além da diminuição da compra de bens capitalistas para aliviar as tensões do dia-a-dia como jóia, roupas, calçados e etc. O cliente deve ver quanto vale a satisfação pela conquista de seus objetivos, o atendimento e o acompanhamento exclusivos, a disponibilidade de horários, o material oferecido, entre vários outros aspectos.

Já o profissional que oferece os serviços possui também muitas variáveis, que pesam na hora de cobrar o seu valor, a começar pela graduação, que proporciona o domínio nas várias áreas do conhecimento científico, instrumentos e equipamentos como monitores cardíacos, kits de treinamento, softwares específicos, materiais de avaliação física, pesos barras, além do tempo dedicado ao cliente, com a avaliação física, planejamento do programa, das atividades e assim por diante. Os investimentos com o personal trainer e a orientação das atividades, trarão o bem estar físico e psicológico, propiciando benefícios impagáveis ao contratante dos serviços.

Rolar para cima