Prevenção de Lesões e Tratamento

POR Dorian Yates

COMO VOCÊ PODE PREVENIR AS LESÕES?

Quando seu corpo tenta lhe dizer que alguma coisa não está bem ou que você está à beira de uma fatalidade, os aquecimentos são a melhor forma de ficar longe das lesões. Antes de treinar com pesos você deve se aquecer por pelo menos 10 minutos na bicicleta ou na esteira, até elevar a temperatura interna do seu corpo e o sangue começar a fluir.

Agora gostaria de explicar como aquecer o grupo muscular que vai ser treinado.  Se o treinamento é de peito, eu faria algumas séries de puxadas, tríceps com polia e elevações com halteres antes de começar a fazer os exercícios de peito. Depois, antes de puxar um peso pesado faria, no mínimo, 2 séries com pesos leves e pararia na falha muscular.

Por exemplo, se você vai começar com supino inclinado com halteres e a sua série é de 100s por 8 repetições, você deveria fazer 50s por 12 e 75s por 8 primeiro. Você precisa bombear o sangue para a área, preparando seu sistema nervoso para o que vem a seguir.

As lesões de ombro são as mais comuns no levantamento de peso, e geralmente se devem ao fato de que ombros, peito e músculos laterais têm o potencial de se tornarem maiores e mais poderosos, mas o músculo do manguito rotador sempre será relativamente pequeno e fraco em comparação com os outros.

Então, antes de qualquer exercício de peito ou ombro, sempre faço algo leve para o manguito rotador. Se você tem acesso a um aparelho tipo “Shoulder Horn” que bloqueia seu braço e ombros na posição correta para que o manguito possa trabalhar, deveria usá-lo. Do contrário, assegure-se de fazer o exercício para a parte exterior do ombro em um movimento de alcance completo.

No que se refere a alongamentos, eu não acredito neles antes do treinamento. De fato, podem causar micro distensões nos músculos e enfraquecê-los. Guarde os alongamentos para depois do treinamento.

TRATAMENTO DE LESÕES

Antes que uma lesão possa ser tratada, precisa ser avaliada e diagnosticada. Se a dor é pequena, você pode assumir que não será necessária uma intervenção cirúrgica, e técnicas simples como gelo, descanso ou antiinflamatório poderiam ser suficientes.

Se a lesão parecer séria, a única forma de saber exatamente o que está acontecendo é fazer uma ressonância magnética. Geralmente seu médico ou o que a gente chama de “clínico geral” na Inglaterra, não está qualificado para diagnosticar lesões provocadas por treinamento. Peça que lhe encaminhe a um especialista ortopedista ou a um terapeuta.

O tratamento poderá levar uma cirurgia no caso de uma ruptura total do músculo ou uma situação crônica de longo prazo tal como um esporão ósseo, ou então, poderia consistir em massagens profundas ou tratamentos oferecidos por quiropráticos.

Muitos fisiculturistas de hoje têm tratamentos feitos por quiropráticos e massagens profundas nos tecidos de forma regular, para evitar lesões e a formação de cicatrizes, assim como manter uma boa postura da coluna.

O CAMINHO À RECUPERAÇÃO

Nunca duas lesões se recuperam da mesma forma. Tudo depende de quão severa é a lesão, quão bem foi diagnosticada e tratada e quão determinado você está para se reabilitar. A idade tem um papel fundamental, já que o ser humano tende a se recuperar mais lentamente conforme a idade. No caso de uma tensão em um músculo menor, a recuperação pode durar uns 10 dias. Lesões mais severas podem levar meses, e deve ser tomado muito cuidado ao voltar a treinar.

Muitos fisiculturistas são reincidentes na mesma lesão, às vezes piorando a situação, devido à sua impaciência.

A pior das minhas lesões foi uma distensão no tríceps em 1997. Apesar de ter me submetido a uma cirurgia para recolocação do músculo, mecanicamente, nunca fui o mesmo. Certa vez, me dei conta de que nunca mais poderia treinar como antigamente. Soube, então, que era o momento de dizer adeus às competições para sempre.

Em retrospectiva, sei que foi uma lesão que poderia ter sido evitada se eu não tivesse insistido em ir além do meu limite, sem contar que meu ombro fica severamente inflamado e dolorido após qualquer exercício de peito, ombro ou tríceps. Colocava gelo no ombro para reduzir a inflamação, mas o tempo foi passando e meu tendão ficou cada vez mais fraco.

Mais uma vez, a coisa mais importante que você deve lembrar sobre lesões é prestar atenção aos sinais que o seu corpo lhe manda. Se você treinar pesado, as lesões vão chegar, mas você pode minimizá-las se for esperto e precavido em todos os momentos.

Rolar para cima