Densidade Óssea e a Musculação

Os ossos são estruturas extremamente versáteis e desempenham diversas funções:

  • Suporte estrutural do organismo;
  • Atuam como elementos protetores dos órgãos vitais;
  • Propiciam alavancas necessárias aos movimentos articulares;
  • Representam 99% do cálcio armazenado no organismo, sendo este depósito fundamental para diversas funções fisiológicas.

Como qualquer outro tecido vivo, os ossos são remodelados constantemente, necessitando de quantidades adequadas de minerais para a manutenção da densidade óssea.
Dentre os minerais que são fundamentais ao tecido ósseo podemos citar o cálcio, responsável por aproximadamente 70% da massa óssea, estando este mineral combinado quimicamente com outros minerais, tais como ofósforo.
O processo de remodelamento ósseo é coordenado basicamente pelo sistema hormonal e pela amplitude e natureza dos estímulos propiciados pelo esforço físico.
O pico da densidade óssea é atingido geralmente após a puberdade e nas mulheres a manutenção desta é modulada pelo hormônio estrogênio. Este fator adquire maior importância cm mulheres que estão na menopausa, em que os níveis de estrogênio são diminuídos, afetando a densidade óssea.
Por outro lado. nos indivíduos do sexo masculino o processo é similar, sendo que a queda de testosterona em conseqüência do envelhecimento irá ocasionara diminuição da densidade óssea.
Caso a diminuição da densidade óssea atinja determinados níveis, a propensão para fraturas é maximizada principalmente na articulação do quadril e coluna vertebral, caracterizando assim a osteoporose.
Atualmente, as estatísticas apontam que cerca de 30 milhões de norte-americanos possuem baixa densidade óssea. No Brasil possuímos apenas estimativas e os especialistas no assunto acreditam que 7 milhões de pessoas apresentem sintomas da osteoporose.
Durante anos a receita para evitar a perda de massa óssea residiu na combinação de exercícios aeróbios com exercícios nos quais o peso corporal fosse utilizado como forma de resistência.
Porém, estudos mais recentes têm demonstrado que a musculação possui maior eficiência para a manutenção e aumento da densidade óssea, e parafraseando os pesquisadores: “Nós recomendamos que pessoas com mais de 55 anos de idade iniciem um programa que possua a combinação de exercícios aeróbios com exercícios com peso”.

Rolar para cima