Grandes e Pequenas Metas
Junto com as grandes metas que você estabelece para si – o tipo de físico que espera desenvolver, as competições que quer vencer – tem que aprender também a estabelecer metas menores – desafios do dia-a-dia, realizações a curto prazo. Antes de poder desenvolver braços com 48 cm, primeiro você tem que desenvolvê-los até 40 cm, 43 cm e 46 cm. Antes de que possa realizar um supino com 180 kg, tem que ser capaz de pressionar 113 kg, 136 kg e 159 kg.
As vezes, concentrar-se somente em metas de longo prazo pode ser desestimulante. Mas como diz o velho ditado, “uma jornada de mil milhas começa com um só passo”. Sempre tive planos que cobriam diferente períodos de tempo. Meu plano para todo o ano ditava o que eu desejava alcançar, a fim de conquistar outro título de Mister Olímpia. Mas eu costumava fazer planos que perduravam apenas um mês de de cada vez e, no final desse período, eu olhava para trás, avaliava meu progresso e fazia as mudanças que eu sentia que eram necessárias para o próximo período de 30 dias. Talvez eu quisesse desenvolver os tríceps cerca de 2,5 cm ou estreitar um pouco a cintura.
Faço a mesma coisa hoje quando tenho um filme agendado. “Oh, faltam dois meses para iniciar as filmagens: é melhor dedicar-me um pouco mais na academia, aumentar minha capacidade cardiovascular”. Então recomendo que, em vez de sempre se concentrar no horizonte distante das suas ambições, tente dividir suas metas de longa duração em segmentos menores, incrementais e mais manejáveis.
Fonte: Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação (Arnold Schwarzenegger)