A Carnitina

Um nutriente extraordinário com uma gama extensa de aplicações.

Se você ficasse sabendo da existência de um nutriente natural capaz de proporcionar mais energia, que reduz peso, fortalece o sistema imune, estimula a agilidade mental e reduz colesterol e invés de triglicérides, acreditaria? Pois é, esse nutriente existe e se chama carnitina.

A carnitina é semelhante a uma vitamina, capaz de fazer tudo o que foi citado anteriormente. E mais.

A história da carnitina e seu papel em reações bioquímicas têm sido bem estabelecidos e documentados. Foi descoberta no começo do século 20, quando isolada de extrato de carne, e sua estrutura química determinada como: ácido beta-hidroxi-gama-(tri-metilamino)-butírico. Em 1947, em um estudo das exigências nutricionais de insetos, foi visto que o besouro ‘Tenebrio molitor’ precisava (além de ácido fólico e outras vitaminas do grupo B) de um fator que foi chamado vitamina BT (o ‘T’ sendo proveniente de ‘Tenebrio’). Cinco anos depois, esta vitamina BT mostrou ser idêntica á carnitina.

A maioria dos adultos consome cerca de 50gm de carnitina por dia na dieta. Esta quantidade não é suficiente para alcançar os níveis ótimos para uma boa saúde. Os vegetarianos não consomem essa substância freqüentemente e de forma suficiente na dieta. Isso porque ela é fundamentalmente encontrada em produtos animais, como carne vermelha e leite. Nestes casos e em certos grupos dentro da população ( esportistas, mulheres grávidas, crianças, etc.), o uso de suplementos de carnitina é recomendado.

 

Fontes naturais de L-carnitina

Cordeiro: 78 mg/ 100 gramas

Carne de boi: 64 mg/ 100 gramas

Frango: 7,5 mg/ 100 gramas

Fermento: 2,4 mg/ 100 gramas

Leite: 2,0 mg/ 100 gramas

Grão de trigo: 1,0 mg/ 100 gramas

Amendoim: 1,0 mg/ 100 gramas

Rolar para cima