Devo dirigir-me a um psiquiatra?

Vários livros (entre os melhores) que versam sobre o tratamen­to da obesidade foram escritos por psiquiatras ou psicólogosespeciali­zados em comportamento alimentar. Sua abordagem é, em geral, apai­xonante do ponto de vista intelectual.

Depois de iniciados os cuida­dos, num segundo momento, essa intervenção é desejável. Na verda­de, ela é indispensável, sobretudo, se os transtornos do comportamen­to alimentar ou a perturbação quanto à imagem do próprio corpo parecem ocupar o primeiro plano dos problemas da pessoa que sofre por causa do excesso de peso.

Não se deve ter medo, portanto, de se consultar um psiquiatra se seu médico nutrólogo assim aconselhar. Isso não quer dizerque ele pensa que seu problema de peso é apenas imaginário: na verdade, ele leva-o completamente a sério…

É que seu problema talvez não seja necessariamente alimentar, por isso é desejável que você estabeleça uma reflexão mais profunda sobre suas relações com seu próprio corpo, com sua alimentação, com os outros. Ora, nessa busca, um psi­quiatra é mais capaz do que um nutrólogo…

Deixe um comentário

Rolar para cima