Dúvidas sobre Óxido Nítrico (NO2)?

NO2: Um pouco de química sobre o óxido nítrico (NO2):

Presente em todas as células do organismo, sintetizado a partir do aminoácido Arginina, o óxido nítrico (NO2) é um fator essencial em numerosos processos metabólicos e homeostáticos.

A atividade do óxido nítrico (NO2) é detectada em vários órgãos e tecidos, tais como o trato digestivo, pele e músculo esquelético. Tanto em nível da célula endotelial como em neurônios do sistema nervoso, o aminoácido L-arginina se converte em citrulina, produzindo por sua vez o NO2, sendo sua atividade dependente de Ca2+/calmodulina.

 

Funções do óxido nítrico em nosso organismo:

O óxido nítrico é considerado como um vasodilatador de ação local liberado pelo endotélio vascular, ao aumentar o oxigênio tamanho dos vasos se produz uma melhora do fluxo sanguíneo e, portanto uma maior oxigenação dos tecidos.

Em nível de tecido muscular, esse vaso dilatação tem algumas conseqüências positivas, das quais destaco:

1. Dilatação dos vasos sanguíneos:

A. aumenta do diâmetro dos vasos sanguíneos e em conseqüência melhora do fluxo sanguíneo da musculatura esquelética.

B. deste modo, o músculo recebe melhor os nutrientes tais como creatina, glicose, aminoácidos e hormônios.

 

2. sinalização celular:

A. inicial o processo de síntese muscular.

B. aumento de fibras musculares.

C. melhora da força.

 

Que relação tem então o óxido nítrico com o treinamento com pesos?

Devido ao efeito vasodilatador do óxido nítrico (NO2) e sua capacidade de melhorar a capacidade do organismo para enviar o sangue aos tecidos faz com que chegue uma maior quantidade de oxigênio e nutrientes. O fato da célula muscular receba um maior aporte de nutrientes básicos para o desenvolvimento muscular, fará que o o organismo esteja preparado para levar o treinamento com pesos a um nível superior.

 

Há estudos que comprovem a importância do óxido nítrico (NO2)?

Os estudos realizados por Lous Ignarro, que obteve o prêmio Nobel em 1998 por suas apurações sobre a molécula de óxido nítrico,

confirmaram que o óxido nítrico faz com que o exercício seja saudável. Ignarro explicou que a atividade física produz um aumento na produção de NO2, o que por sua vez favorece a função endotelial e melhora de fluxo sanguíneo.

Segundo seus estudos, o aumento da produção desta molécula tem um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. Exatamente por isso o NO2 foi nomeado molécula do ano em 1992 pela revista “Science”, está também ligado a processos nervosos, antiinflamatórios, genitais (principalmente relacionados a função erétil) e pulmonares. Por exemplo hoje se sabe também que em alguns casos a incontinência urinária pode ser uma deficiência de óxido nítrico.

O pesquisador se dedicou a estudar a produção e modulação de óxido nítrico, bem como sua ação sobre os vasos sanguíneos e outras estruturas biológicas.

Por outro lado podemos também nomear os estudos realizados pelo Dr. Rick Kreider, apresentados no International Society of Sports Nutrition.

Neste estudo 35 homens tomaram uma dose de 12 gramas/dia de um precursor de NO2 ou um placebo (um composto nulo, como um comprimido vazio) durante oito semanas. Todos eles estavam sujeitos a um programa de treinamento com pesos e não mudaram seus hábitos alimentares. Após as oito semanas foram analisadas as mudanças na porcentagem de gordura corporal, peso, força e resistência, além é claro das mudanças nos níveis de colesterol, enzimas hepáticas, linfócitos, maçadores catabólicos, etc. Os resultados do grupo que tomou o precursor foi bastante interessante. Os valores relacionados a fórmula sanguínea não foram modificados, também não os a porcentagem de gordura e peso, mas sim houve aumento de resistência e força, além do fato de não terem sido relatado nenhum efeito colateral.

 

É possível consumir o óxido nítrico (NO2) diretamente?

De forma alguma, o óxido nítrico é uma molécula altamente instável no ar já que se oxida rapidamente na presença de oxigênio, convertendo-se em dióxido de nitrogênio, por isso não é possível que existam suplementos de óxido nítrico NO2 diretamente, o que sempre encontramos no mercado são então suplementos precursores de óxido nítrico, ou seja com o aminoácido L-onitina, o alfa-cetoglutarato de arginina (AKG), alfa-cetoglutarato de ornitina e a citrulina.

 

Além destes quais os outros benefícios do NO2?

Os precursores de NO2 podem ajudar a prevenir a incidência de doenças cardiovasculares, diminiuir a aparição de arteroesclerosis e também pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, além de previrir ou reduzir a extensão de certos tipos de câncer e há estudos que demonstrem também efeitos antioxidantes. E por último e não menos importante o óxido nítrico estimula a enzima guanil ciclase, que produz guanosina monofosfato cíclico (GMP), que é muito importante na função erétil, o que é bastante explorado por exemplo no medicamento Viagra.

Rolar para cima