Disponibilidade de L-carnitina

A L-carnitina, como um suplemento dietético esportivo, geralmente é comercializada na forma líquida, ou em cápsulas e tabletes.

A mais comum delas é o sal tartrato de carnitina.

A carnitina frequentemente aparece em formulas com outros ingredientes apontados como estimulantes do metabolismo, como Inositol, vitaminas do grupo B, metionina e betaina.

O sinergismo de carnitina com vitamina C também é usado desde que o ácido ascórbico é importante para a síntese de Carnitina no corpo. Ambos previnem o aparecimento de fadiga típica de certos grupos da população (idosos, atletas, etc.).

Acetil-carnitina (ALC) é uma forma especial de carnitina particularmente adaptada para otimizar a função cerebral. ALC é capaz de cruzar a barreira cérebro-sangue mais facilmente que a carnitina. E muito útil para estimular a função neuronal.

A carnitina aparece em duas formas químicas: L-carnitina e D-carnitina, que diferem na sua estrutura espacial (Lavorotatoria ou Dextrorotatoria). Porém, como conseqüência desta diferença, a D-carnitina tem um efeito tóxico, dado que é capaz de esvaziar os níveis de L-carnitina. Além disso, a forma D não possui nenhum dos efeitos benéficos da forma L (o corpo só sintetiza a forma L). assim, nunca tome D-carnitina.

Rolar para cima