Jack 3D. Você precisa dele?

Muito comentado, ora como vilão e ora como mocinho, Jack 3D é vendido como um suplemento cuja promessa é fazer o indivíduo ter mais energia e com isso levantar mais peso, com conseqüente ganho de massa muscular.
Em maio de 2011, o jovem Wilson Sampaio Júnior, 18 anos, foi encontrado morto no banheiro de sua casa no estado de Pernambuco, Nordeste do país. Os pais desconfiam que a causa da morte seja o uso do suplemento e, desde então, a família faz um alerta sobre o Jack3d.

A comercialização deste produto é proibida no Brasil pela ANVISA. O Jack3d não possui registro na Anvisa. De quebra, não possui rótulo em português e não se enquadra em nenhuma categoria de alimentos existentes, por isso não possui registro. Além disso, o Jack3d não tem a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos da América. E, os atletas que usam o Jack3d em competições que utilizam o teste Anti-Doping, podem ser flagrados, pois a World Anti-Doping Agency (WADA) – Agência Mundial Anti-Doping proíbe o uso da substância 1,3-Dimethylamine, contida no suplemento.

Mas, o que tem nesse Suplemento tão comentado?
Vejamos:
1. THEOPHYLLINE (TEOFILINA)
É uma droga usada no tratamento de doenças respiratórias como asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). É semelhante à cafeína e, por isso, tem efeitos estimulantes. A teofilina também é naturalmente encontrada em chás, só que em menores quantidades.

Suas principais ações são:

• broncodilatador;
• aumenta a força de contração do coração;
• aumenta a frequência cardíaca;
• aumenta a pressão arterial;
• aumentar o fluxo sanguíneo nos rins;
• efeito estimulante no sistema nervoso central (SNC).

Efeitos colaterais:
• diarréia;
• náusea;
• aumento da frequência cardíaca;
• cefaléia;
• insônia;
• irritabilidade;
• tonturas.

2. DIBENZO
Pertence a um grupo de medicamentos utlizados para tratamento de ansiedade. Diminui a atividade cerebral. Alguns efeitos adversos do seu uso: sedacão, amnésia, dependência etc.
No mercado alguns benzodiazepínicos são encontrados com os seguintes nomes: Valium, Lorazepam, Rivotril, Lexotan.

3. 1,3 DIMETHYLAMYLAMINE
É um descongestionante nasal, por via oral ou nasal, por causa do seu efeito vasoconstritor.
Essa substância não é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA).

4. SCHIZANDROL A
Provoca o aumento nas concentrações de dopamina e serotonina no cérebro, aumentando a sensação de prazer e bem estar.

5. CREATINA MONOHIDRATADA
A creatina é um composto encontrado nos músculos. É utilizada como suplemento em atletas de modalidades de curta duração e que exijam força. Sua suplementação deve ser bem estruturada para que se tenha efeitos satisfatórios e seguros (posso tratar posteriormente).

6. BETA ALANINA
É um aminoácido não essencial presente no nosso organismo. Uma função muito importante desse aminoácido é a de produção de carnosina, que tem atuação no tamponamento durante o exercício físico. Com a contração muscular a acidez no músculo aumenta, o que nos leva à fadiga. A beta alanina aumenta a produção de carnosina, essa por sua vez diminui a acidez, aliviando a fadiga e melhorando o rendimento do atleta. O uso prolongado pode causar prurido.

7. ARGININA
É um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo não produz. A arginina é o precursor do Óxido Nítrico e esse por sua vez promove relaxamento vascular. Atua também no sistema imunológico.

8. ALFA-CETOGLUTARATO
Presente no Ciclo de Krebs é fundamental para a produção de energia celular. Também atua na formação de Glutamina, aminoácido importante para o sistema imunológico.

As demais substâncias são adoçantes e conservantes.

Esses valores trazem alguma diferença?
Não! Note que as quantidades de CREATINA MONOHIDRATADA, ARGININA, BETA ALANINA e ALFA-CETOGLUTARATO presentes no suplemento não atingem a quantidade mínima indicada para se ter algum efeito no rendimento (3,5 g por dose de todas as substâncias).

Efeitos colaterais?
Diversas substâncias contidas no Jack3d causam efeitos colaterais, como: diarreia, náuseas, cefaléia, insônia, irritabilidade, tonturas, vertigens, acidente vascular cerebral (AVC), aumento da frequência cardíaca, amnésia, alucinações, e outros. Algumas substâncias contidas no suplemento atuam no Sistema Nervoso Central e por isso podem causar dependência.

Fontes:
Gazeta Online (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/12/vida_saudavel/)
http://nathalyanutricionista.blogspot.com.br/

Rolar para cima