O sucesso da MCT – Triglicerídeos de Cadeia Média

Termogênico, reversor do processo de catabolismo (Catabolismo significa o processo metabólico que implica na quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples. Para exemplificar podemos dizer a quebra de proteínas do tecido muscular para obtenção de energia.). O MCT também colabora para o aumento da taxa de metabolismo basal.
Mas o que é a MCT?
Trata-se de um lipídio de cadeia de 8-12 ligações de carbonos esterificados ao glicerol. MCT por sua vez é encontrado em alguns alimentos como o óleo de côco. Estes tipos ou, este tipo de gordura possue uma velocidade de absorção consideravelmente maior, quando comparado a outras fontes de boas gorduras, como o azeite ou o óleo de cânola.

Os ácidos graxos que possuem o TCM são o ácido caprílico, cáprico e láurico. O TCM também é hidrolisado no pâncreas pela enzima lípase pancreática. Depois, é absorvido no duodeno.

Durante sua oxidação, eles possuem uma elevação no nível de ácidos graxos plasmáticos (pois não possuem grande afinidade com lipoproteínas), poupando assim os carboidratos e sendo diretamente transportados ao fígado. E é por estar razão, que começou-se a utilizá-lo como fonte de energia para melhor desempenho e, mais tarde com o pretexto que seria uma melhor fonte quando comparada aos carboidratos (devido a não influência negativa a insulina e possível poder de termogênese).

Uso na Musculação.
O MCT Triglicerídeo de Cadeia Média quando digerido, entra no sistema sanguíneo como ácidos graxos livres, estando totalmente disponíveis para o metabolismo muscular e hepático e contribuindo para uma formação do glicogênio rápida e eficiente. Tem um importante efeito termogênico e também colabora para o aumento da taxa de metabolismo basal.

Muitos atletas estão usando e relatando sucesso no pó-treino. Inclusive alguns bons produtos já optam pelo TCM, como o Syntha-6 (BSN) e o Muscle Milk (Cytosport).
Foram relatados alguns problemas gastro-intestinais por alguns atletas. Por isso, não abuse da dosagem.

Rolar para cima