Você sabe que seu rendimento nem sempre é o melhor nas atividades físicas que você faz. Em um dia você pratica seu esporte com muita disposição e no outro você está mais cansado em campo. Da mesma forma você já deve ter malhado muito bem num dia, conseguindo fazer sua série com cargas bem pesadas e no outro se sentir cansado e fraco, sem conseguir levantar os mesmos pesos.
O que acontece é que faltou ENERGIA para você!
Para você ter a melhor performance nos esportes você deve ter um suprimento de energia disponível e pronto para ser utilizado pelo organismo. Os esportistas que treinam ou competem sem que o corpo esteja 100% restabelecido de energia nunca conseguem ter o mesmo rendimento.
Da mesma forma na malhação com pesos o ganho de massa muscular e de força acontece durante a fase de recuperação, depois dos treinos. A musculação é o estímulo necessário para o aumento da massa muscular, mas na verdade o ganho de tecido muscular acontece depois dos treinos. Se você malha de forma intensa mas não repõe suas reservas de energia, dificilmente vai crescer. Muito pelo contrário, você pode até perder massa muscular e entrar em estado de overtraining!
Treinos intensos requerem um enorme suprimento de energia para as células. Essa energia é indispensável para aumentar seu rendimento nos treinos bem como para acelerar sua recuperação depois.
Mas porque isso acontece?
Antes de mais nada vamos conhecer melhor a molécula mais importante relacionada a produção de energia, que é denominada ATP (Adenosina Trifosfato).
A principal fonte de energia utilizada pelo corpo é ATP. Todas as fontes de energia provenientes dos alimentos, tais como carboidratos, gorduras e proteínas são no fim convertidas em ATP. Todas as células do seu corpo armazenam e utilizam a energia através de ATP.
Todo movimento que você faz (seja uma corrida de 100m ou uma série de supino), toda reação química que acontece no seu organismo, tais como digestão, metabolismo, síntese de proteínas, produção de hormônios, etc.. é alimentada por ATP.
Seu corpo precisa manter a produção de ATP nos níveis mais altos para a máxima produção de energia. Essa energia concentrada vai ser fundamental para que você possa levantar cargas mais pesadas na musculação e também melhorar sua performance em esportes e atividades de resistência (endurance).
ATIVIDADES FÍSICAS CONSOMEM SEU ESTOQUE DE ATP!
Pesquisas recentes comprovaram que o suprimento de moléculas de ATP é bastante reduzido durante atividades físicas. Pesquisas tem mostrado que a diminuição nos níveis de ATP podem ser de quase 40% depois de períodos de exercícios intensos.
Isso se torna um fator limitador da performance bem como traz como consequência o aumento do tempo necessário para a completa recuperação física após os exercícios, que pode ser de 3 dias ou mais de descanso. Enquanto seus estoques de ATP não tiverem sido restabelecidos seu rendimento não será o mesmo!
Recentes estudos mostraram que a suplementação com Ribose acelera drasticamente a reposição de ATP no organismo.
A Ribose é uma substância naturalmente produzida e utilizada pelo corpo humano. Se não há Ribose suficiente no seu organismo ele tem que esperar até que seja produzida uma quantidade suficiente de Ribose para aí sim começar a formar suas reservas de ATP. Como vimos isso pode durar muitos dias!
O consumo de Ribose como suplemento aumenta de forma surpreendente a capacidade do seu corpo de restabelecer as suas reservas de ATP mais rápido e mais eficientemente para uma melhor recuperação, performance física e crescimento muscular.
Com o consumo de Ribose você vai manter suas reservas de ATP sempre abastecidas, o que vai proporcionar melhores ganhos de massa muscular e um aumento da força de contração nos treinos com pesos.
Já nos esportes e atividades de endurance a Ribose fornece a energia necessária para a máxima performance, retardando a fadiga e ainda repõe as reservas de energia mais rapidamente no pós-treino.
PESQUISAS COMPROVARAM OS EFEITOS DA RIBOSE:
A história da Ribose começou há alguns anos. Em 1983 o pesquisador H.G. Zimmer fez algumas pesquisas com a Ribose e descobriu que após 24hs do consumo da Ribose os níveis de ATP aumentaram de forma acentuada. No ano seguinte o mesmo pesquisador descobriu que a administração de Ribose levou a restauração dos níveis de ATP em 12 horas. Já aqueles que não receberam Ribose levaram 72 horas para normalizar os níveis de ATP.
Em 1987 resultados obtidos pelo pesquisados John St. Cyr confirmaram os resultados obtidos anteriormente.
M. E. Cheetham fez pesquisas em humanos e descobriu que os níveis de ATP diminuíam muito após atividades físicas. O mesmo foi confirmado por N. McCarthy depois de submeter voluntários a 4 sessões de 30 segundos de exercícios na bicicleta a 100rpm com 4 minutos de intervalos de descanso entre as sessões, onde observou-se que os níveis de ATP reduziram acentuadamente.
Em 1993, o pesquisador Y. Hellsten-Westing relatou que exercícios feitos periodicamente causam a redução dos níveis de ATP nos tecidos.
Pesquisas recentes mostram o papel da suplementação com Ribose e a cada dia mais fisiculturistas, esportistas e atletas em geral se beneficiam desse produto espetacular!