“Beber água” – Como fazer a hidratação Correta

A hidratação correta  é responsável pela manutenção da força, da energia e permite ao atleta manter a constância do exercício. Diferente do que muitos pensam não consiste em simplesmente “beber água”.

Um correto programa de atividade física, uma nutrição adequada e uma hidratação ideal. Sabemos que a alimentação balanceada é fundamental para o bom rendimento físico, sendo considerada ideal aquela composta basicamente por carboidratos (massas, pães, arroz,cereais), moderada em proteínas carnes, queijos e leite) e com baixas concentrações de lipídeos (óleo e gorduras em geral). Além de se alimentar corretamente antes e depois do exercício, lembre-se sempre da hidratação. Durante a prática de atividade física, é importante repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor constante para evitar a desidratação. A hidratação é fundamental para mantermos a constância em qualquer tipo de exercício.  Durante a prática de qualquer tipo de atividade física, a produção de calor pelo organismo eleva a temperatura do corpo.

Para manter a temperatura ideal e recuperar seu equilíbrio orgânico, transpiramos. Temos que considerar que um fator extremamente importante é a eliminação de calor que deve ocorrer com eficiência e precisão uma vez que temperaturas corporais elevadas (hipertermia) aumentam os riscos de lesão e propiciam episódios prematuros de fadiga. Considera-se que dentre os mecanismos envolvidos na eliminação do calor produzido pelo exercício, o mais importante é a transpiração ou sudorese.  O atleta ou praticante de atividade física deve fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercicio além disso, orienta-se consumir 500 ml de água 2 horas antes do exercício. Este espaço de 2 horas é necessário para que os mecanismos de balanço hídrico possam regular a hidratação e assim excretar o excesso de líquidos através da urina. Cabe ressaltar que a hidratação deve ser não apenas com água, mas com as chamadas bebidas isotônicas, que irão repor principalmente a água e os eletrólitos perdidos.

Rolar para cima