Treinamento Funcional

A nova sensação do momento, o exercício funcional está ganhando espaço nas academias e conquistando a todos. Novos métodos e maneiras de execução revolucionando os tradicionais aparelhos. Com o princípio básico de trabalhar a musculatura buscando a funcionalidade do exercício, ou seja, aproximar os movimentos a atividades realizadas no dia-a-dia de cada pessoa. Treinamento funcional é treinamento com propósito, muitos confundem com exercícios específicos, sendo que na verdade compreende-se por fortalecer musculaturas utilizadas em movimentos realizados tanto por atletas quanto por pessoas comuns melhorando o desempenho e prevenindo futuras lesões.
Entre os equipamentos utilizados temos: bolas, prancha, cilindro, plataforma, elásticos e outros aparelhos diferentes dos tradicionais. Quando o trabalho é realizado com a bola, quanto menor o contato com a mesma maior é o grau de dificuldade do exercício. Primeiro é necessário que o aluno aprenda a sentar-se na bola. Depois, senta-se sem colocar os pés no chão, e o processo segue ate que se tenha total equilíbrio sobre a bola.
Existem três tipos de movimentos básicos trabalhados com a técnica são eles: o rotacional, o lateral e de frente para trás, em um único exercício funcional conseguimos trabalhar grande parte do corpo, queimando muitas calorias e desenvolvendo a coordenação motora, fazendo com que utilize toda a capacidade do músculo, e na maioria dos exercícios são trabalhados ao mesmo tempo a força e o equilíbrio. Por exemplo, ao realizar a flexão (apoio) deixa de ser um exercício apenas para o tríceps e peitorais. Com as mãos na bola o corpo inteiro é contraído para estabilizar o movimento e não deixar a bola ir de um lado para o outro.

Vantagens do treinamento funcional:

– Aperfeiçoamento do desempenho e eficiência do gesto esportivo;
– Melhora do equilíbrio e correção dos desvios musculares, reduzindo o índice de lesões;
– Melhora da coordenação motora;
– Recruta maior número de fibras musculares e unidades motoras;
– Desenvolvimento da consciência, controle do corpo e postura.

Devido ao grau maior de dificuldade dos exercícios funcionais procure sempre orientações de profissionais qualificados, a execução errada dos movimentos pode trazer sérios problemas a sua saúde.

Rolar para cima