Remada Curvada

Vamos levar a musculatura dorsal a um outro patamar? Então vamos iniciar o treino de costas com esse que é um dos mais poderosos exercícios de musculação: a remada curvada.

Feita de forma livre com barra, aliada a outros exercícios para as costas lhe trará ótimos resultados. Este exercício trabalha os músculos rombóides, trapézio, redondos, grande dorsal, flexores do cotovelo e toda a musculatura estabilizadora. Diferente de outras remadas, essa exige bastante coordenação motora e uma forte contração isométrica de músculos estabilizadores como abdominais, quadrado lombar e eretores da espinha.

Antes de fazermos a nossa remada curvada, é importante alongar os principais grupos musculares, além de fazer uma série de aquecimento no próprio exercício com pelo menos 50% da carga de treino.

Existe uma falsa ideia nas academias de que esse exercício só deve ser realizado por praticantes de musculação avançado. É lógico que esses indivíduos executarão melhor e com mais carga, porém, os iniciantes podem praticá-lo em função de se poder controlar a carga (utilizando apenas a barra).

A aprendizagem do exercício virá com o tempo de prática. Portanto, quem nunca pratica terá dificuldade de executar o movimento. Então vamos ao que interessa.

Com uma barra reta ou W, monte-a com os pesos e faça uma pegada na barra aberta ou fechada, palma da mão para baixo (pronada) ou para cima (supinada), pernas afastadas na largura dos ombros, joelhos e coxas semi-flexionadas, com o tronco também flexionado em um ângulo entre 30° e 45° graus, olhando para o chão.

O movimento será a flexão dos cotovelos e extensão dos braços, com a barra aproximando a região do umbigo, ou um pouco acima, na fase positiva. Na fase negativa, ocorrerá a extensão dos cotovelos e flexão dos braços, retornando à posição inicial.

Tente manter o restante do corpo imóvel durante a execução da remada É interessante fazer pelo menos três séries desse exercício.

VARIAÇÕES NAS PEGADAS

Pronada (palma da mão para baixo) – Não fará muita diferença para a musculatura dorsal e sim para a musculatura flexora do cotovelo.

Supinada (palma da mão para cima) – Não fará muita diferença para a musculatura dorsal e sim para a musculatura flexora do cotovelo.

Aberta – Irá trabalhar mais trapézio, rombóides, redondo menor e deltóide posterior.

Fechada – Irá trabalhar mais o grande dorsal e redondo maior.

CUIDADOS

Indivíduos com baixa coordenação motora devem solicitar a ajuda do professor de musculação.

Indivíduos com histórico de dores nas costas devem evitar esse exercício a princípio.

Indivíduos com hérnia de disco devem evitar esse exercício até uma análise mais criteriosa da condição física.

Devem ser evitados movimentos de solavanco e impulso durante a execução desse exercício.

Deixe um comentário

Rolar para cima